Vascões (povo) - определение. Что такое Vascões (povo)
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое Vascões (povo) - определение

Vascones; Gascões

Vascões (povo)         
Vascões (; ; ) foram um povo da Idade Antiga cujo território se estendia na época dos romanos entre o vale alto do Rio Ebro e a vertente peninsular dos Pireneus ocidentais, uma região que se corresponde na época contemporânea com a prática totalidade da Navarra e áreas do noroeste de Aragão e Nordeste de A Rioja.
Vascões         
FREGUESIA DO MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA, PORTUGAL
Vascões é uma freguesia portuguesa do município de Paredes de Coura, inserida na área de Paisagem Protegida do Corno do Bico, com 6,97 km² de área e 223 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 32 h/km².
O Amigo do Povo         
O Amigo do Povo foi um periódico anarquista editado no Brasil por volta de 1902 e publicado por Neno Vasco, Benjamim Mota, Ricardo Gonçalves, Oreste Ristori, Giulio Sorelli, Tobia Boni, Ângelo Bandoni e Gigi Damiani.Uma Fração da Barricada: Neno Vasco e os Grupos Anarquistas do Brasil e Portugal.

Википедия

Vascões (povo)

Vascões (em latim: vascones; em inglês: vascones; em latim: gens uasconum, povo dos vascões) foram um povo da Idade Antiga cujo território se estendia na época dos romanos entre o vale alto do Rio Ebro e a vertente peninsular dos Pireneus ocidentais, uma região que se corresponde na época contemporânea com a prática totalidade da Navarra e áreas do noroeste de Aragão e Nordeste de A Rioja.

Os vascões, que atingiram um elevado grau de integração no mundo romano especialmente nas terras chãs, ribeirinhas do rio Ebro e nas áreas no contorno dos seus assentamentos de Pompelo e Oiasso, povoaram a região mais nortenha e montanhosa, conhecida como o Vasconum Saltus, durante a crise econômica e social que acompanhou à decomposição do Império Romano e a pressão causada pelas grandes migrações de povos germânicos e eslavos de princípios do século V, entrando posteriormente em conflito em diversas ocasiões com os reinos de visigodos e francos formados em ambas as vertentes dos Pirenéus.

Após a invasão muçulmana da Península Ibérica a princípios do século VIII, que resultou na dissolução da Hispânia visigoda e a retirada parcial dos governadores francos a Norte da Aquitânia, os descendentes vascões, que adotaram o cristianismo durante o Baixo Império, reorganizaram-se para o século IX entorno às entidades feudais do Ducado da Vascônia, na área da Gasconha, e a do reino de Pamplona. Esta última entidade daria origem durante a Idade Média ao reino de Navarra.